Olá,
Este é mais um post para trazer reflexão e motivação no nosso Momento Saúde!
Você acompanhou as Olimpíadas? Qual esporte mais chamou a sua atenção ou com qual você se identifica?
O que é inegável é que há um aumento na procura por esportes sempre que ocorrem os Jogos Olímpicos. Seja pelo entusiasmo do momento, pela paixão por uma modalidade específica ou pela retomada de um esporte, o fato é que é assim que surgem as novas gerações de atletas de ponta.
No entanto, uma coisa é seguir um processo longo e árduo para se tornar um atleta, e outra é praticar atividade física para manter a saúde, a longevidade e o bem-estar.
Então, você pode perguntar: Qual a diferença, além da intensidade? Já que ambos são práticas físicas?
A Quantidade Ideal de Exercícios
De forma geral, todo mundo começa do mesmo ponto zero quando decide praticar uma modalidade esportiva, e isso vale para qualquer idade. Uma criança de 6 anos ou um adulto de 30, que nunca pisaram em um tatame de judô, começarão na faixa branca, por exemplo.
O fator decisivo para alguém se tornar um atleta de ponta será seu propósito, aptidão e comprometimento com o esporte. (A idade é relevante, mas não determinante).

No entanto, seguir o caminho de um atleta competidor está longe de ser saudável e frequentemente atinge o limite da segurança física. Todos já ouviram a máxima: “Tudo em excesso faz mal!” E aqui não é diferente.
São admirados pela superação, dedicação e conquistas, mas e o que foi sacrificado?
Dietas rígidas, lesões, cirurgias, uso de drogas e abdicação social são alguns dos preços pagos por esses atletas.
Para a maioria de nós, porém, a necessidade é outra: buscamos qualidade de vida. Estar bem disposto, com músculos tonificados, articulações saudáveis, alimentando-se bem e vivendo plenamente. Parece uma ótima estratégia para quem não vive do esporte.
A prática esportiva é a melhor forma de se manter ativo, com tônus muscular ao longo da vida. A ciência já comprovou que a perda de massa muscular está mais associada ao desuso do que à idade.
Há um consenso entre médicos e pesquisadores, publicado em artigo, que estabelece uma quantidade mínima de treino necessária para ganhar massa muscular. Os resultados indicam que 3 dias de treino por semana, com 20 a 30 minutos em cada sessão, são suficientes para obter ganhos.
Mas, antes de correr para se matricular em uma academia ou pensar em reduzir seu treino (caso você já treine mais do que isso), é importante deixar claro que essa é uma estimativa. Com o tempo evoluímos nos treinos,e as variáveis precisam ser ajustadas para compensar a duração e a intensidade.
O esporte escolhido também influencia nos estímulos, mas o mais importante é fazer algo de que goste, pois isso diminui a chance de desistir!
Do Começo à Adaptação
Então, você encontrou uma academia com um ambiente agradável, e o esporte escolhido é o que mais gosta. Agora, é hora de definir objetivos realistas e lembrar-se de que os resultados dependem de tempo, alimentação e descanso. Construir músculos, obter saúde e longevidade não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona!
Nos primeiros meses, a parte mais difícil é a adaptação e a criação de uma rotina. É sabido que os exercícios físicos criam novas conexões neurais, e essas conexões demoram a se tornar parte do cotidiano.
Lá pelo quarto mês, os resultados já começam a aparecer no espelho, na disposição e na força. E, após seis meses de dedicação, as pesquisas mostram que a chance de desistir é bem menor.
Independentemente de você decidir se profissionalizar ou apenas manter uma rotina saudável após esses meses iniciais, todos passam pelo mesmo processo e enfrentam uma consequência comum: o estresse muscular!
Seja atleta ou praticante por hobby, receber massagem quando os músculos estão em fadiga é recomendável para acelerar a recuperação, sendo contraindicada apenas em casos de lesões agudas, doenças de pele, hipersensibilidade ao toque, febre, infecções, tumores ou trombose venosa profunda (TVP).
Se você pratica alguma atividade física e quer progredir através de uma recuperação rápida e agradável, você pode agendar a sua massagem clicando aqui!
Até a próxima.