Suas articulações tem quantos anos?

Olá, bem vindo ao nosso Momento Saúde, o lugar para você conhecer um pouco mais sobre saúde e bem-estar!

Neste post vamos abordar um assunto que foi tema de estudo e tem trazido algumas reflexões sobre como nosso estilo de vida impacta na saúde das articulações.

O estudo em questão mostrou que a artrose (desgaste da cartilagem que reveste as articulações) está cada vez mais comum entre adultos de 30 e 50 anos.

Agora, reflita: Há 50 anos uma pessoa entre os 30 e 50 anos já era considerada com idade avançada (levando em consideração a expectativa de vida dá época) e no entanto não há registros de tantos casos de artrose para essa época.

Nos dias de hoje, entre 30 e 50 anos as pessoas são consideradas jovens ainda, mas com artrose?! Alguma coisa está errada.

A pergunta do título é para evidenciar uma condição que deveria estar acontecendo como uma forma natural do envelhecimento, mas com casos precoces a condição está se tornando um problema social.

Não é difícil vermos nas redes sociais alguns memes de pessoas (jovens até) reclamando de estarem cansadas, serem sedentárias ou preguiçosas. É necessário entender o que está acontecendo de fato.

O problema precisa ser apontado

Segundo o estudo apresentado em um congresso de Ortopedia e Traumatologia, 10% da população dentro da faixa etária de 30 e 50 anos possuem problemas articulares e esse desgaste tem origem em traumas, na maioria dos casos. 

Seja por sobrecargas em exercícios quando mais jovens ou por trabalhos muito pesados, essa conclusão de apenas colocar na conta dos traumas pode ser precipitada se não verificarmos outros fatores associados.

A cartilagem das articulações não existem sozinhas! Existe todo um conjunto de tecidos, tendões e músculos envolvidos que precisam de nutrientes e estímulos para estarem saudáveis e permitir a mobilidade do corpo.

Se hoje uma em cada quatro pessoas está acima do peso, devemos considerar que isso vai influenciar na qualidade de vida e nas sobrecarga das articulações.

Se hoje os alimentos industrializados contém uma quantidade significativa de açúcar e gordura e vem sendo a preferência na hora das refeições, isso também deve entrar na conta.

O sedentarismo é um outro problema, tendo em vista que muitos empregos manuais ou braçais foram trocados por ambientes que permitem ficar na frente de computadores sentados o dia todo!

No fim, você precisa considerar que não só a idade de uma pessoa que define o surgimento dos problemas articulares. Mesmo que tenhamos a consciência de que se perde massa muscular e se encurtem as fibras musculares com o avanço da idade, boa parte da responsabilidade pela manutenção das articulações está no comportamento.

Articulações saudáveis é o retardamento da velhice

Essa é uma afirmação com validação empírica!  Basta você colocar lado a lado duas pessoas com idade superior aos 50 anos de idade, com estilos de vida diferentes e pedir para as 2 executarem algumas tarefas do dia a dia.

Haverá aquele que vai se queixar de dores, fazer tudo de forma lenta e haverá o que faz tudo mais rapidamente, com boa mobilidade.

Quando uma pessoa sente dor articular ao executar algum movimento a tendência é pela autopreservação e não ficar fazendo o movimento, entrando em um ciclo de não faz porque dói e porque dói, então não faz nada.

Por motivos óbvios, se você sente dor nas articulações durante atividades físicas, o ideal é pedir o acompanhamento de um profissional para ser orientado de como fazer sem se lesionar. Mas sentir dores só de ter que esticar o braço para pegar um copo na prateleira, ou agachar para pegar algo do chão… Isso precisa ser corrigido.

Confira algumas dicas essenciais para manter suas articulações em boa forma e se manter com um corpo jovem, independente da idade:

• Mantenha um peso saudável;

• Pratique exercícios regularmente;

• Faça alongamentos;

Faça Massagens

• Adote uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes;

• Hidrate-se bem;

• Evite movimentos repetitivos;

• Use calçados adequados;

• Fortaleça os músculos;

• Evite o sedentarismo.

Envelhecer é uma consequência inevitável, mas envelhecer com articulações bem conservadas trará uma qualidade de vida para que se possa aproveitar tudo o que há de bom para ser vivido!

Lembre-se: sempre que se as dores estão incomodando, deve-se procurar a ajuda de profissionais capacitados.

Os resultados são melhores quando há a ação multidisciplinar que envolve medicina, alimentação, exercício e terapia.

Quando se trata de terapia, a massagem ajuda e muito, principalmente por melhorar o fluxo sanguíneo, o que leva mais nutrientes às articulações, ajuda a reduzir as dores, melhora a mobilidade e flexibilidade.

Mas não precisa esperar para sentir as dores! Marque sua massagem agora clicando aqui e mantenha suas articulações saudáveis por mais tempo!

Cuide das suas articulações hoje para garantir uma vida cheia de movimento e bem-estar amanhã. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending Posts

Momento saúde

Aqui eu compartilho dicas de saúde, exercícios e a divulgação dos meus cursos.

Textos curtos e práticos para você curtir!

Me siga nas redes sociais

Edit Template

© 2024 Created By Marrs with  Royal Elementor