Olá, bem vindo ao meu Blog!
Nas últimas postagens trouxe à tona os problemas que grande parte das pessoas vem apresentando: ansiedade, estresse e depressão. Esses tendem a continuar uma ascendência se não começarmos a olhar mais para a saúde mental e o equilíbrio emocional.
Você entende que quando estamos sob forças que minam nossas energias tendemos a tomar atitudes pouco saudáveis?
Quantas vezes você passou por algum sufoco e depois pensou em algo do tipo: “Ah, eu mereço uma taça de vinho” ou “eu mereço um fast food”?
Isso é o mais comum, qualquer ser humano acaba sucumbindo à tentação de colocar algo que eleve a dopamina do cérebro para compensar ou equilibrar aquela sensação ruim.
Vou além em dizer que esse cenário, apesar de ser ruim também, não chega a ser um problema, como os que se entregam aos medicamentos e drogas.
A questão toda é que a dificuldade em lidar com situações adversas e com a mente em um turbilhão de emoções podem desencadear essas situações na qual o que parece ser uma saída, se torna apenas o ato de “apagar a luz dentro de um quarto para não ver mais a bagunça”.
Seria cômodo apenas dizer que meditar ajudará a resolver os problemas, afinal não tenho como saber o quão profundo são seus problemas, mas é necessário entender que não estou dizendo que essa é a solução e sim, enxergar os problemas com o propósito de controlá-los começa a identificar as saídas.
Meditar é olhar para dentro
Você seria capaz de chegar na frente do seu armário de roupas agora mesmo e, mesmo antes de abrí-lo saber a ordem que estão as peças lá dentro? Sendo até mais prático, fale a cor da sua roupa de baixo que está usando agora, sem olhar!
Se nem mesmo isso você consegue ter organizado em sua mente, não espere querer ajustar todas as coisas de uma só vez. É necessário saber “o que”, “por quê” e “quando”!
A busca pela organização se inicia em um estado neutro, parado e calmo. A meditação feita de maneira correta proporciona esse estado.
Ao praticar a meditação você estará ajudando a equilibrar os hormônios responsáveis pela sensação de estresse, felicidade, sono e bem-estar.
Quando medito, busco internalizar os pensamentos, trazer sentimentos poderosos, como a gratidão e satisfação nas coisas boas. Então, ao realizar a existência das tarefas e responsabilidades, fica mais fácil elencar e priorizar tudo o que precisa ser feito. (o que, por quê e quando).
Claro que pode haver diversos problemas que não são simples ou estão fora do nosso alcance de serem resolvidos (pelos menos no momento), mas existe um provérbio chinês que define muito bem o resultado da meditação:
“Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução.”
Para toda jornada, o primeiro passo
Você já tentou meditar antes? Como foi essa experiência?
Para muitos, a prática da meditação não é fácil, pois mentes muito agitadas não conseguem ficar paradas, não conseguem focar na própria respiração durante o processo.
Com mais essa frustração, a mente pode fazê-lo acreditar que é inútil ou impraticável, mas se esse é o seu caso, saiba que o primeiro passo já foi dado, a persistência no caminhar é o que fará você chegar ao resultado.

Na abordagem holística, o ser humano é uma totalidade da soma dos aspectos físico, mental, emocional e espiritual. Através da meditação podemos equilibrar esses aspectos e obter os benefícios que buscamos.
É importante que seja esclarecido que a meditação não requer uma postura específica, mas uma postura confortável (só deitado que não é recomendado, pois você pode acabar dormindo). Assim, tire o estereótipo de precisa ser sentado na posição de “flor de lótus”. Até mesmo sentado em uma cadeira é possível meditar, apenas escolha um lugar tranquilo!
Outro ponto importante é saber que é uma jornada e não uma corrida. A meditação pode começar com poucos minutos e com persistência a concentração será aprimorada.
É normal que a mente divague durante a meditação, especialmente no início. Em vez de se frustrar, simplesmente observe os pensamentos como se eles fossem nuvens passando pelo céu.
Eu tenho minha própria rotina na qual me sinto confortável e realizo a prática da meditação regularmente, isso não significa que é a melhor ou a pior, mas que é a que funciona para mim.
No meu livro TEMPO DE RENOVAÇÃO, abordo sobre a prática da meditação sob a ótica de quem busca o controle e o equilíbrio emocional e como outras técnicas podem ser associadas para trazer o bem estar.
Tenha sempre em mente a importância de que devemos considerar tudo o que pode ser utilizado à favor, sem preconceitos.
Se nunca tentou a meditação ou quer conhecer um pouco mais, fica o meu convite à leitura: Tempo de Renovação: Encontre o bem-estar e equilíbrio
O caminho para uma vida plena e equilibrada está em cada um de nós.
Até a próxima.