O que ninguém te conta sobre massagem nos pés

Olá! 

Bem-vindo ao nosso Momento Saúde, onde trazemos informações que fazem bem para o corpo e a mente!

Que massagem é uma coisa boa para todos e traz muitos benefícios para a saúde você já sabe, mas qual técnica é a melhor? Essa é uma pergunta válida em meio a tantas opções. 

Existem diversas técnicas e abordagens de massagem, cada uma com a finalidade de promover o bem-estar. Entre elas está a reflexologia podal, ou massagem nos pés.

Só nos pés, temos 70 mil terminações nervosas e 20 músculos, dos quais 14 estão na face plantar, 2 na face dorsal e 4 são intermediários.

Agora, pense sobre o seguinte: hoje temos calçados tecnológicos que nos permitem ficar em pé por horas, caminhar ou correr longas distâncias, e proteger de qualquer perigo no chão. Mesmo assim, muitos de nós chegam em casa com as pernas cansadas, desejando tirar os calçados e descansar os pés. (Quem nunca fez isso?)

Imagine então, há 4500 anos, quando as pessoas andavam com calçados improvisados ou descalços em solo irregular, duro, quente ou gelado. A massagem conhecida como reflexologia podal data dessa época e o fato curioso é que não é só em uma cultura, mas a terapia da massagem nos pés é relatada em povos como os egípcios, indianos e chineses.

Ninguém costuma falar isso, mas quando uma mesma ação ou costume é realizado por povos diferentes, isso evidencia um comportamento que preza pela manutenção da vida e bem-estar dentro da sociedade.

Entendendo a massagem nos pés

Você até consegue fazer uma massagem nos próprios pés, mas isso requer contorcionismo, o que pode frustrar o prazer e a sensação desejada. A massagem nos pés revela um interessante aspecto social, pois para obter os benefícios esperados, é necessário que uma pessoa cuide da outra, assim como na massagem nas costas.

A ciência comprova que a interação entre duas pessoas, com uma cuidando da outra, libera hormônios do bem-estar como endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Além disso, a massagem na planta dos pés estimula nervos que provocam diferentes sensações, mas geralmente resultam em uma sensação de leveza, como se estivesse pisando em algo macio.

Nas escrituras chinesas antigas, os pés são mapeados como partes do corpo, envolvendo órgãos, músculos e ossos, e a pressão nessas áreas estimulam o equilíbrio energético e a melhora dessas áreas. 

O fato é que são muitas terminações nervosas e da mesma forma que interferir em um circuito elétrico, estimular terminações nervosas vão causar uma interferência no corpo e por se tratar de cuidados terapêuticos, os benefícios podem ser os mais diversos.

Há estudos comprovando que a aplicação de reflexologia podal diminui a necessidade de medicamentos em pacientes pós cirúrgicos e diversos outros benefícios que vão da melhora de dores renais à estímulos para o parto e amamentação.

Mais do que recomendado

A massagem nos pés pode ser feita de diversas maneiras, como a técnica tailandesa, que usa um instrumento feito de madeira ou metal para pressionar os pontos, a técnica chinesa, que utiliza a pressão com os dedos, e a técnica ocidental, que combina pressão e deslizamento. Todas essas técnicas visam trazer o bem-estar e relaxamento.

Você já experimentou alguma dessas técnicas de massagem nos pés? Lembre-se de procurar sempre um profissional, pois lidar com 70 mil terminações nervosas requer experiência e treinamento!

Para conhecer mais, marcar sua massagem e ter a maravilhosa sensação de estar pisando no algodão, clique aqui. Seus pés também merecem!

Aproveite para compartilhar o post e ajudar a desmistificar a massagem nos pés!

Até a próxima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending Posts

Momento saúde

Aqui eu compartilho dicas de saúde, exercícios e a divulgação dos meus cursos.

Textos curtos e práticos para você curtir!

Me siga nas redes sociais

Edit Template

© 2024 Created By Marrs with  Royal Elementor