Evidências da Depressão: Saiba Observar os Sinais Antes que Seja Tarde

Olá,

Seja bem-vindo ao meu blog, onde compartilho conhecimentos para uma vida com mais saúde e disposição. Neste post, quero abordar um tema delicado: a depressão. Aproveitando o gancho do post anterior sobre a ansiedade, é importante lembrar que doenças psicossociais muitas vezes se associam em termos comportamentais, energéticos e até espirituais.

Não é novidade que a depressão é classificada pela OMS como “o mal do século” em termos patológicos. Mas você já parou para refletir sobre esse “sentido patológico”?

Com uma pesquisa superficial, você descobrirá que uma pessoa diagnosticada com depressão apresenta um desequilíbrio químico de neurotransmissores que regulam a mente. No entanto, o tratamento muitas vezes se resume a medicamentos. 

Fármacos são manipulados para tentar ajustar esse desequilíbrio e tratar a depressão (observe que usei a palavra ‘tratar’ e não ‘curar’), mas utilizar medicamentos requer muito cuidado e só podem ser ministrados por um médico.

Como qualquer doença, quanto antes identificada, mais opções de tratamento haverá!

Tratar a Doença Não é Tratar a Causa

Ninguém “pega” depressão; não é algo que surge de uma hora para outra, tampouco é, como alguns mais antigos diriam, “frescura”.

Na minha opinião, a depressão pode ser comparada a uma “dor física”, e vou explicar por quê. Algumas dores físicas ocorrem devido a uma pancada; outras aparecem com o tempo, quando submetemos o corpo a algum estresse, e em alguns casos, essas dores têm origem em doenças autoimunes.

Analogamente, em um estado mais pontual, alguém pode nos chatear ou magoar, causando um desequilíbrio psíquico, mas que eventualmente superamos. Em outros casos, uma pessoa pode se submeter a situações adversas por muito tempo e, mesmo sabendo que está prejudicando a si mesma, não consegue mudar. Como cavar um buraco onde já se está dentro, a tristeza e o desânimo desencadeiam uma série de outros sentimentos que podem levar ao quadro depressivo.

Outro aspecto comparativo está na predisposição individual. Assim como em doenças autoimunes, há pessoas que podem ser mais propensas à depressão do que outras. Não é uma generalização, mas, de forma mais abrangente, a resiliência adquirida durante a vida pode tornar uma pessoa mais “resistente” à doença, algo que podemos chamar de ponto de equilíbrio.

Tanto as pessoas que sucumbem à depressão quanto as que conseguem superá-la podem ser expostas às mesmas situações estressantes. É nesse ponto que devemos refletir sobre os impactos que essas situações têm na saúde e como equilibrar-se para manter-se são e saudável.

É muito importante identificar os elementos que prejudicam e minam as nossas energias para então buscar a forma mais eficaz para contornar a situação.

Equilíbrio, Vibração e Ajuda

A vida corrida pode ser um gatilho muito forte para os diversos sinais da depressão, em qualquer pessoa. Ter uma rotina, por mais monótona que seja, não é um gatilho para depressão; é apenas uma rotina que pode ser quebrada, e novas experiências podem trazer alegria e descontração.

Sempre há prazos a cumprir, pouco tempo para descansar, encontrar amigos e familiares ou praticar uma atividade física. Mas não é isso que causa a depressão! Na correria do dia a dia, o que falta para a maioria das pessoas é organização. 

Os sinais da depressão devem ser observados quando se percebe que as coisas mais triviais não são mais as mesmas por um longo período, como a simples ação de dormir, o prazer em uma refeição, a alegria em encontrar pessoas queridas, entre outros aspectos que parecem não estar mais em harmonia.

Encontrar o ponto de equilíbrio não é uma receita única que serve para todos. É necessário passar por uma autoavaliação, buscar a avaliação de especialistas e associar isso a tratamentos que visam restaurar os níveis de neurotransmissores da mente e o equilíbrio emocional.

Procuro sempre relatar minhas experiências e estudos. Por isso me aproximei da terapia com Florais Vibracionais Quânticos, que são eficientes como parte de um tratamento direcionado, que pode trazer bons resultados. No meu livro, “Tempo de Renovação”, você pode acompanhar como essa abordagem pode beneficiar quem sofre de depressão.

A vida só é plena quando estamos de bem com nossa mente!

Para conhecer o meu livro: Tempo de Renovação: Encontre o bem-estar e equilíbrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending Posts

Momento saúde

Aqui eu compartilho dicas de saúde, exercícios e a divulgação dos meus cursos.

Textos curtos e práticos para você curtir!

Me siga nas redes sociais

Edit Template

© 2024 Created By Marrs with  Royal Elementor