Olá, bem-vindo ao nosso momento da saúde!
Você já acordou com aquela dor nas costas ou nas articulações sem motivo aparente? Especialmente no inverno!
Muitas pessoas acabam reclamando de ter dormido “torto” ou acham comum sentir dores no frio, mas talvez a causa seja outra.

No inverno, é mais comum as pessoas beberem menos água por sentirem menos sede, mas você sabia que, mesmo no inverno, nosso corpo perde entre 1,5 e 2 litros de água durante a noite?
Através do suor e da respiração eliminamos água do corpo, e a falta de hidratação nos dias frios pode causar alterações que afetam diretamente a saúde e aumentam a propensão às dores.
Um breve contexto
Sendo pouco mais lúdico, visualize os seguintes cenários e pergunte-se quantas dessas situações você se identifica:
- Nos dias frios, abrir a torneira para encher um copo com com água e beber não é tão habitual quanto no verão.
- Cozinhar envolve mexer com água; logo, a quantidade de vezes que preparamos refeições diminui e, quando cozinhamos, a temperatura mais baixa é um convite para pratos mais gordurosos e com mais sal.
- As saladas passam a ficar esquecidas na geladeira, dando preferência aos alimentos mais quentes.
- Uma bebida alcoólicas parece ser uma boa pedida nos dias mais frios.
- As atividades físicas diminuem bastante junto com a vontade de sair da cama.
Será que alguns desses pontos são parecidos com suas opções nos dias mais frios?
Quando nos hidratamos menos, consumimos mais sal, gorduras e ingerimos álcool, aumentamos a desidratação dos tecidos moles e diminuímos a lubrificação das articulações. Nesse cenário, os espaços entre tendões, ligamentos e fibras diminuem, aumentando o risco de lesões.
Até mesmo o ato de dormir pode comprimir uma vértebra, causar desconforto no ombro ou no quadril!
Dicas para se hidratar no inverno
Não é que se sinta menos sede no inverno, mas a percepção muda.
Uma das coisas que talvez note é sentir mais vontade de comer alguma coisa logo após as refeições, mas pode ser somente sua mente te enganando, pois o que seu corpo precisa é de água.
Então, a primeira dica é: sem pretensão, deixe uma garrafinha de água sempre por perto. Se sentir vontade de comer algo logo após uma refeição grande, beba um pouco de água. Se a vontade passar, então é seu cérebro causando uma confusão.

A segunda dica são os chás de ervas ou de frutas. O brasileiro não é um grande fã de chás e, para muitos, a bebida parece coisa para quem está doente, mas deixar uma garrafa térmica com chá por perto ajuda na hidratação também. Só tenha o cuidado para não escolher chás que possam ser diuréticos!
Se no inverno as saladas não são apreciadas, a terceira dica é: faça sopas de legumes frescos. Além de repor nutrientes, por ser líquido ajudará na hidratação.
Para se manter bem hidratado recomenda-se beber uma média de 35 ml de água por quilo corporal. Mas lembre-se de se alongar ao acordar, fazendo movimentos mais lentos e cadenciados, pois isso ajudará na lubrificação das articulações e coluna.
O inverno é uma época controversa que engana muito nosso corpo, e mesmo se cuidando, às vezes as dores são inevitáveis. Nessas horas, nada melhor do que uma massagem reparadora que ative as defesas naturais do corpo, melhore a mobilidade e traga o equilíbrio que você precisa.
Agende seu horário clicando aqui no link do WhatsApp e experimente os benefícios de uma massagem reparadora.
Até a próxima!