Olá, seja bem-vindo(a) ao meu blog, onde sempre trago conteúdos e informações para agregar mais qualidade ao seu dia a dia.
Todos sabem que a prática de atividades físicas faz bem para a saúde física e mental, e sobre isso não há o que discutir. Mas, se voltarmos meio século ou mais no tempo, encontraremos uma realidade bem diferente.
Estou falando de uma época em que essas informações não eram tão divulgadas, e as pesquisas na área de saúde estavam apenas começando.
Dependendo da sua idade, talvez você não tenha presenciado as propagandas de cigarro e bebidas alcoólicas que sugeriram um estilo de vida “descolado” e saudável. Naquela época, havia muitos hábitos que hoje sabemos serem prejudiciais à saúde, e o incentivo à prática esportiva vinha, no máximo, de propagandas de brinquedos e bicicletas.
Pensando nisso, imagine um adolescente daquela época que, sem os estímulos corretos, chegou à fase adulta com hábitos moldados por essa mentalidade. Agora, em 2024, problemas de saúde se acumulam, maus hábitos prevalecem e os remédios se tornam parte constante da rotina.
Quando se fala na necessidade de praticar atividade física, não é incomum ver essas pessoas optarem por caminhadas ou passeios de bicicleta no fim de semana, sem se aprofundar muito mais.
Essas atividades, é claro, são benéficas para o sistema cardiovascular, mas estão longe de proporcionar uma mudança radical na qualidade de vida.
Uma guinada forte do esporte
A musculação nunca esteve tão em evidência quanto nos dias de hoje. Redes de academias surgem por toda parte, há personal trainers à disposição e suplementos que podem acelerar os resultados.
As pessoas estão buscando as academias cada vez mais para melhorar a qualidade de vida e até planos de saúde oferecem parcerias com academias para seus beneficiários.
Se o seu obstáculo para começar na musculação é o fator idade, porque já passou dos 50 ou 60 anos e nunca colocou os pés em uma academia, saiba que isso é um mito. Na verdade, esta é uma fase propensa a obter grandes resultados!
Aqui estão 5 fatos sobre a musculação na fase dos 50+ que você precisa saber para buscar a melhor fase da sua vida: uma vida com saúde e qualidade.
1 – Musculação: o caminho para a longevidade
O primeiro passo, obviamente, é fazer uma avaliação antes de começar. É importante saber de onde partir para iniciar a prática de maneira adequada.
Com a orientação correta, o foco é a qualidade dos estímulos que você dará ao seu corpo em uma jornada que exige apenas consistência e persistência.
Esses estímulos levam à produção de novas células e conexões nervosas, o que significa que você estará preparando seu corpo para durar mais.
2 – Menos dores, mais mobilidade
Infelizmente, o sedentarismo ou uma vida desregrada afetam diretamente a qualidade e quantidade de massa muscular, além de contribuir para o acúmulo de gordura, que, por sua vez, aumenta a inflamação no corpo e prejudica a mobilidade e a força.
Com a prática da musculação, há a ativação do tecido conjuntivo e o aumento da força, resultando em uma melhor circulação de nutrientes e na diminuição de dores articulares.
3 – Hormônios em alta e disposição renovada
Após certa idade, é comum a redução na produção de testosterona, e maus hábitos podem fazer com que esses níveis fiquem ainda mais baixos, tanto em homens quanto em mulheres acima dos 50 anos.
A prática regular da musculação, especialmente exercícios focados nos membros inferiores, estimula a produção natural de hormônios pelo corpo.
Além da testosterona, outros hormônios são liberados, aumentando sua disposição e, consequentemente, sua saúde.
4 – A independência que você merece
Com o treinamento progressivo e constante, você verá o aumento da massa muscular e perceberá que atividades do dia a dia, como trocar o galão de água, fazer uma faxina ou carregar sacolas do supermercado, deixarão de ser um problema.
5 – Alimente-se melhor e com prazer
Esse talvez seja um dos pontos mais interessantes para quem vai começar a musculação após os 50. A prática desse esporte requer disciplina, e conforme os resultados aparecem, a tendência é querer evoluir ainda mais.
O fato é que, com o aumento da massa muscular, a dieta também evolui. Alimentos de melhor qualidade serão introduzidos no seu dia a dia, e com mais músculos, a necessidade calórica aumenta, permitindo uma alimentação balanceada e menos restritiva.
Não há melhor hora para começar do que agora!
Gostaria de saber a sua opinião sobre a musculação. Você já praticou ou pratica essa modalidade? Qual o principal benefício que almeja para a sua saúde?
Se você está mais motivado com a musculação agora, saiba que para garantir ainda mais resultados e acelerar a sua recuperação após os treinos, a massagem é uma ótima opção, pois promove a liberação miofascial e ajuda a diminuir as dores do pós-treino.
Agende a sua sessão clicando aqui!
Até a próxima.