Olá, bem vindo(a)!
Você sabia que dormir tem funções fisiológicas importantes para a saúde?
Além de liberar hormônios como GH, melatonina, cortisol e grelina, o sono é responsável por organizar as nossas memórias. Mas ao acordar, a mente é mais rápida e o corpo leva um tempinho para despertar em sua totalidade.
Não é a toa que nós nos espreguiçamos ao acordar, mas conforme nossas atividades do dia a dia é importante dar aquele estímulo a mais.
Fazer alguns alongamentos ao acordar pode ajudar a despertar o corpo, aumentar a flexibilidade e preparar os músculos para o dia. Aqui estão alguns alongamentos ideais para fazer ao acordar:
Alongamento da parte superior do corpo:
- Estique os braços para cima e mantenha-se na ponta dos pés, esticando todo o corpo.
- Incline o tronco para os lados alternadamente, alongando os músculos das costas e dos lados do corpo.
Alongamento das costas e dos ombros:
- Sente-se na beirada da cama com os pés no chão.
- Lentamente, incline o tronco para frente, deixando os braços caírem em direção aos pés, mantendo as costas retas.
Alongamento da região lombar:
- Deite-se de costas na cama.
- Traga os joelhos em direção ao peito e abrace as pernas, mantendo a parte inferior das costas pressionada contra a cama.
Alongamento dos músculos da coxa:
- Segure-se em uma superfície estável (como a cama ou uma parede) e dobre uma perna para trás, segurando o pé com a mão para alongar os músculos da coxa.
- Alterne o alongamento para a outra perna.
Lembre-se de respirar profundamente durante os alongamentos e nunca force um alongamento até sentir dor. Mantenha cada alongamento por cerca de 20 a 30 segundos e repita conforme necessário. Esses alongamentos ajudarão a despertar o corpo de forma suave e prepará-lo para um dia mais ativo e confortável.